Recriação da Feira dos 13
Como demos conhecimento no nosso blog , a nossa Associação recriou a antiga Feira dos 13, conhecida por ser um acontecimento de venda de gado e de produtos tradicionais agrícolas das nossas terras.
Os quadros que nos visitaram foram a aguadeira, a peixeira, a talhante, a vendedora de cereais, a de produtos hortícolas, o vendedor de gado, o ferreiro, o resineiro, o consertador de pratos, o vendedor de mel, o correeiro, o cesteiro, a vendedora de tamancos, e muitos outros.
Igualmente, os leitões, as ovelhas, os patos e as galinhas, bezerros e vacas marinhôas/marinhas estiveram presentes na feira, tal como era típico daquela época.
Momento interessante foi a recriação da actividade do descamisar e empalheirar do milho, promovida pela Associação Cultural e Desportiva do Casal.
A meio da tarde, houve lugar para as danças gandaresas, promovidas pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Zambujal, a proporcionar um bom momento de descontracção e de alegria.
A par com estes quadros e momentos, todos os envolvidos vieram trajados “à época”, fazendo recuar no tempo as memórias de todos aqueles que marcaram presença.
Mas nem só de gado e de artigos se fez esta Feira, pois quem quisesse comer e beber, podia comprar sopa, sardinha ou carne, um naco de broa ou pão, ou dirigir-se a umas das tendas e comprar os famosos ‘cavalitos’, a sardinha albardada’, os bolos caseiros, beber um bom copo de vinho, entre outras iguarias, bons cartões de apresentação daquilo que existia antigamente na Feira.
A Olheiro – Associação dos 8 orgulha-se deste evento, agradecendo a todos a presença e a disponibilidade que demonstraram para a concretização da recriação da Feira dos 13, bem como aos vários apoios e patrocínios concedidos.